Nossa História

A Fazenda Hogar do Retiro Velho existe há quarenta anos; trata-se de um desmembramento da Fazenda Santa Maria -adquirida por meu pai nos anos de 1955 - e que tem sua filiação reportada à Fazenda Pantano, uma enorme gleba de terra que, no século dezenove, se estendia ao longo da margem do Rio Grande, da cachoeira do Marimbondo até as terras de Aparecida de Minas (Cisco). 

A sede de Fazenda Hogar do Retiro Velho  foi a sede da antiga Fazenda Pantano.

Ha cinco (5) anos a administração da fazenda é por mim exercida, com a colaboração de dois dos meus cinco filhos.Até então sua exploração restringia-se à cultura de cana de açucar.

Com a nova administração outros ramos do agronegócio estão sendo explorados; iniciamos um criatório de ovinos, o que foi extremamente motivado pela demonstrada paixão de minha filha Mariana.

Começamos com uma criação de ovinos da raça Santa Inês; atualmente temos dois rebanhos :  

um de animais puros da raça Santa Inês , animais de elite ;

outro proveniente do cruzamento de  fêmeas  Sta. Inês  com macho da raça Dorper, com o que se pretende a produção de um cordeiro precoce, de grande aceitação no mercado. 

Há três anos iniciamos a criação de gado JERSEY  e  caprinos  SAANEN,  ambas as raças vocacionadas para a produção de leite, parcialmente processado no laticinio da própria fazenda, com a produção de alguns tipos de queijo.

                            Carlos Eduardo Doria da Silva Chaves.

 

 

NOSSA Missão:


                         Produzir de modo sustentável, respeitando o meio ambiente,

                         proporcionando bem estar e treinamento aos empregados

                         bem como condições ideais à criação de animais saudáveis.

 

NOSSA META:

 

                Produzir carne de cordeiro;

                                            leite e seus derivados.